Utilizar o Gerenciador de Relatórios
Este artigo tem como objetivo informar ao cliente como utilizar o gerenciador de relatórios no Emporion Manager. Através dos relatórios é possível verificar o faturamento, os lucros, o estoque e as dívidas de clientes com a empresa. É uma ferramenta essencial para organização e controle da empresa.
Vídeo Tutorial
Assista no Youtube pelo link:
https://www.youtube.com/watch?v=54phAyXEwu8
Ou assista na página:
Instruções
Ao realizar o login no Emporion Manager, selecione o menu guia Ferramentas > Gerenciador de Relatórios. O gerenciador trará uma tela dividida em dois painéis. No lado esquerdo, será a estrutura de relatórios que é organizada em pastas. A estrutura está dividida em relatórios dos tipos: Compras, Estoque, Financeiro, Listagem e Vendas. No lado direito, terá os relatórios que estão contidos na pasta.
Para acessar um relatório, clique duas vezes em seu nome e será aberta a caixa de diálogo. Na caixa de diálogo haverão filtros que afetarão a visualização do conteúdo do relatório. Os filtros são dependentes do tipo do relatório e podem ser filtros de produtos, grupos, fornecedores, períodos e etc. Após escolher os filtros, basta clicar em OK.
Com a tela de relatório aberta, é possível exportar o documento para PDF, salvar em formatos diversos, ou até mesmo imprimir o relatório em uma impressora. Os relatórios salvos e exportados são armazenados na pasta C:\AUTOMACAO\Emporion\Manager\Relatorios.
A primeira pasta dos relatórios é Compras. Nela está contido o relatório das compras que o usuário precisa fazer e que está relacionado ao estoque mínimo de reposição.
A segunda pasta é Estoque. Nesta pasta há os relatórios de entradas de produtos no estoque analítico (traz mais informações) e sintético (mais conciso), que dá informações dos produtos que entraram no estoque. Também possui relatórios de inventário do estoque, que mostra os produto em estoque e suas quantidades; de posição de estoque analítico e sintético, que indica qual era o estoque em determinado dia; de histórico de movimentações e do saldo físico financeiro do estoque.
A terceira pasta é Financeiro. Esta pasta é subdividida em duas outras pastas: Caixa e Contas a receber. Na pasta Caixa está o relatório de consolidado do movimento do caixa, que informa o que foi ganho por finalizadora. Na pasta Contas a receber estão os relatórios relativos aos clientes devedores de duplicatas para contas recebidas e a receber.
A quarta pasta é Listagem. Contém relatórios para contagem do estoque, para auxiliar caso seja necessário realizar um inventário; e relatórios de tabelas de preços em ordem alfabética ou por fornecedor ou por grupo.
A última pasta é Vendas. Esta pasta é subdividida em:
Comissões: Contém o relatório de comissões do vendedor.
Devoluções: Contém um relatório que detalha o extrato das devoluções de produtos.
Lucro: Contém os relatórios de lucro presumido, que através de cálculos consegue dizer a margem de lucro e o valor do lucro, além de mostrar o valor do que foi vendido no período informado.
Vendas: Contém os relatórios de curvas ABC, que indicam os produtos mais vendidos pela empresa e que trazem maior lucro; os relatórios de extratos de vendas por clientes ou vendedores; relatório de vendas por turno e movimento; resumo de vendas; relatórios de últimas vendas realizadas por clientes ou vendedor; e vendas por produtos ordenado por preços ou de forma resumida (sintético).